23 de nov. de 2010

Ameaça da conjuntivite, vem com o verão!

A chegada da época de calor faz aumentar a propagação da conjuntivite.

Essa doença, causa grande irritação nos olhos. Ambientes como piscinas, saunas e o próprio local de trabalho, com o ar condicionado funcionando ininterruptamente, facilitam a proliferação do vírus. No verão, as pessoas compartilham piscinas, praias, academias e outros ambientes públicos, o que aumenta potencialmente o risco de manifestação das conjuntivites contagiosas. No inverno, as pessoas costumam permanecer mais tempo dentro de casa, sem muita ventilação, propiciando um ambiente que favorece o compartilhamento de vírus e bactérias. É quando aparecem as conjuntivites bacterianas. Com cuidados simples, como lavar as mãos e não compartilhar toalhas, podem evitar o contágio. O vice-presidente do Departamento de Oftalmologia da AMMG (Associação Médica de Minas Gerais), Luiz Carlos Molinari, explica que a conjuntivite alérgica é a mais frequente. Mas, nesta época do ano, o tipo viral faz mais vítimas. O médico diz que os sintomas mais comuns são desconforto ocular, ardor, sensação de corpo estranho nos olhos e lacrimejamento. Outro sinal está nos olhos vermelhos. Mas, em geral, não há redução da capacidade visual. 

O período de incubação do vírus, varia de 20 horas a três dias e a transmissão normalmente acontece em sete dias. A conjuntivite afeta pessoas de qualquer idade e pode haver reinfecção ou recaída.
Ao sentir d
or ocular muito intensa, febre, desconforto ao movimentar os olhos ou persistência de secreção contínua, mesmo após o término da medicação, o médico deve ser procurado novamente.

Importante também, é não coçar e não esfregar os olhos ao enxugá-los. Para fazer a higiene, a pessoa deve usar lenço de papel. Óculos escuros e compressas frias sobre as pálpebras também ajudam a aliviar o desconforto.

Se as pálpebras estiverem aderidas pela manhã, deve-se usar água filtrada ou soro fisiológico para a limpeza, com o auxílio de gaze ou algodão.

 

Por: zangelapp@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter deixado seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.