Ficar na frente do computador à noite é pior para a saúde do sono do que beber, fumar ou sair para a balada.
Pesquisas da Unicamp, em uma avaliação com 710 pessoas, revelou que, de cada dez que usam o PC à noite, sete sofrem de insônia.
Nessa pesquisa, 486 eram do sexo feminino e 224 do sexo masculino. Desse total, 60% apresentaram problemas para conseguir dormir.
De acordo com a psicóloga Gema Galgani Mesquita, autora do estudo, a luminosidade do computador, assim como a da televisão e a das lâmpadas, estimula os neurônios e desregula a liberação da melatonina, o hormônio do sono, impedindo assim que a pessoa tenha uma boa noite de sono.
No caso do computador, os danos são ainda maiores, devido a proximidade com a tela e o conteúdo, além de exigir uma atividade mental mais acentuada por parte do usuário.
A pesquisa também revelou que as mulheres são mais prejudicadas pelos efeitos do computador que os homens, mas ainda não se sabe bem a razão desse fato que pode estar associado , à uma diferença hormonal entre os dois sexos.
Apesar de o estudo ter avaliado pessoas com idade universitária, a pesquisadora afirma que os resultados devem ser os mesmos nas demais faixas etárias.
Os perigos de noites mal dormidas, com o decorrer do tempo, transforma-se em distúrbios psíquicos e, a curto prazo, prejudica a memória e a concentração.
por: zangelapp@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por ter deixado seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.