Deduzir que não é necessário ir ao médico, porque não se sente doente, não saber as diferenças entre exames ginicológicos e Papanicolau e ter feito laqueadura, são fatores de risco para o câncer de colo do útero. Há a necessidade de exames preventivos!
Em uma entrevista efetuada com 178 (cento e setenta e oito) pacientes do Hospital do Câncer, de São Paulo e de Barretos, foi registrado que parte dessas mulheres, haviam feito exames preventivos e assim, puderam detectar a tempo, as lesões precursoras dessa doença mas, as demais – as que não fizeram prevenção – apresentavam o mesmo tipo de câncer, em estado avançado.
Essa entrevista, foi feita pela Dra. Andrezza Viviany Lourenço (farmacêutica especialista em oncologia) e, de acordo com ela, a falta de informação sobre a importância que tem esses exames, foi a principal responsável por esse quadro mórbido.
O Ministério da Saúde lançou um plano especial, com um investimento de R$ 115 milhões para o combate ao câncer de colo de útero, focando principalmente a região Norte, vez que nessa região do país, é maior a incidência desse tipo de câncer, já que a dificuldade de acesso que tem a população ribeirinha até os grandes centros urbanos é muita, apresentando então, um número de óbitos variando entre 8(oito) e 10(dez) a cada cem mil mulheres.
Entre as ações previstas estão a utilização das equipes do Programa Saúde da Família (para a detecção precoce da doença), a implantação de programas de controle de qualidade nos laboratórios (a análise do material colhido nos exames) e treinamento de médicos ginecologistas para o tratamento adequado das lesões precursoras da doença.
O governo recomenda que as mulheres que se encontram na faixa etária de 25 a 59 anos façam os exames preventivos a cada três anos e após dois resultados normais em intervalos de um ano.
Quando a doença é detectada a tempo – e isso, somente com a realização de exames preventivos - a chance de cura é de quase 100%.
por: zangelapp@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por ter deixado seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.