16 de nov. de 2010

CUIDADO COM O "ESTRESSE FESTIVO" !

Estamos no mês de novembro e, após o último feriado – ontem – ao que tudo indica, nossa mente nos projetará de agora em diante a: finalizar trabalhos, terminar os estudos, agendar os passeios de final de ano, pensar no que fazer com as horas livres que as crianças terão depois dos exames finais...

Outros pensamentos surgirão, espantando as horas de sono: o quase no limite do cheque especial, cartão de crédito excedido, o presente tão esperado, que poderá se transformar em “futuro” distante por conta disso...

Vale lembrar que ansiedade e estresse com as responsabilidades adquiridas no decorrer de 2010 , normalmente são ampliadas com a chegada das festas de fim de ano, e, sem as devidas precauções,  nos acompanharão do início ao fim de 2011, fazendo com que o ano novo, deixe de ser realmente um novo ano.

Podemos tentar evitar esse fato, se observarmos  que o estresse adquirido, quando passa dos limites, pode fazer com que o organismo reaja negativamente, provocando desde uma crise alérgica, até sérios problemas em vários órgãos do nosso organismo e, se assim acontecer, este período festivo perderá completamente o sentido de ser, não é mesmo? Festa sem saúde, não é festa.

Mas, o que podemos fazer para modificar o que já é quase que um costume ou, por que não dizer, uma mania?

Ter em mente que, assim como um casamento não se resume na lua de mel, um ano novo não pode ser resumido nas festas de fim de ano!

Saúde em primeiro lugar!!

E, para mantê-la, não basta apenas cuidarmos do corpo...temos de cuidar da mente!

Ao meu ver, o primeiro passo a ser dado, é usar da criatividade.  Haja de forma diferente neste final de ano! Lembre-se que o consumismo é um mal desnecessário!

Tantas são as coisas que podemos fazer, sem termos de desembolsar grandes quantias de dinheiro! Quer exemplos? Para obtê-los, usemos a memória:

Há quanto tempo não vamos caminhar em parques públicos?

Há quanto tempo não fazemos algo divertido, tipo, assistir T.V. no quintal de casa comendo cachorro quente ou “acampando” na sala, com uma cabaninha feita de cobertor e uma lanterna, junto de nossa família?

Há quanto tempo não tomamos sorvete diretamente do pote, reunidos com os amigos em uma tarde qualquer, antes de um joguinho de adivinhação?

Há quanto tempo, não nos lembramos que, poucos tem dinheiro suficiente para fazerem grandes festas de final de ano e nem por isso, deixam, cada qual a seu modo, de comemorar?

Lembre-se também que, as festas de final de ano podem ser bem mais divertidas, se as humanizarmos , dividindo nossa companhia com os que pouco ou nada tem. Visitar asilos, hospitais, orfanatos ou mesmo a casa daquela pessoa que você não vê há séculos, por ter ficado entre vocês, um grande desentendimento, pode fazer o ano de 2011 ser bem melhor, para você e para muitos!

Ponderemos o fato de que, apesar da beleza do Natal ou da alegria do Reveion, responsabilidades nos esperam já no primeiro mês de 2011, com vários itens importantes, tais como: matrículas escolares e material didático para as crianças, reajustes nos preços de diversos serviços e produtos, impostos incalculáveis, dívidas que vieram “rolando” até agora...enfim....

Sejamos criativos!

Cuidemos de nossa saúde física e mental ainda em 2010, evitando todo esse estresse costumeiro. Vamos fazer um planejamento festivo mais humano e coerente com a realidade, para nós mesmos e para quem amamos, descartando o consumismo excessivo.

Um comentário:

  1. Olá, vim te dar as boas vindas, te add para nova amizade, seguir suas noticias e te desejar muito sucesso aqui nessa maravilhosa rede social,
    vamos DIHITTAR,
    abçs MARIVAN

    ResponderExcluir

Obrigado por ter deixado seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.